domingo, 18 de novembro de 2012

O campeão voltou! Georges St-Pierre vence Condit e reina nos meio-médios


  Nos momentos mais difíceis, quando tudo parece conspirar contra, um grande campeão reúne forças e supera cada um dos obstáculos que aparecem pela frente para mostrar que ele, sim, é o número um. Após 19 meses de ausência por conta de uma delicada cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito, o canadense Georges St-Pierre teve de superar um longo período de recuperação para encarar um dos maiores adversários de sua carreira: o americano Carlos Condit. E, na sua cidade de adoção, diante da sua torcida, o campeão mostrou que é digno de ostentar o cinturão unificado dos meio-médios do UFC ao conquistar uma vitória épica por decisão unânime dos juízes (49-46, 50-45 e 50-45).

Georges St-Pierre festeja a vitória épica sobre Carlos Condit no UFC 154 (Foto: Getty Images)
- As pessoas falam sobre o título, mas eu dou o crédito a Carlos. Ele foi meu adversário mais duro. Por favor, palmas para Carlos Condit. A sensação do octógono, da luta e do público me fizeram falta. Eu senti falta de tudo. eu sei que Anderson Silva está aqui, mas eu só quero falar sobre Carlos Condit agora. Quero pensar mais sobre minha carreira, para ter certeza de que tomarei a decisão correta. Vou falar com meu empresário. Sobre a luta, eu não vi o chute de Condit vindo, eu vi um borrão e fui atingido. O que você não vê é o que é mais perigoso. Muito obrigado a todos pelo apoio. Eu lutei por vocês, que me deram a oportunidade de viver uma noite tão especial - disse St-Pierre, ainda no octógono.
Mesmo decepcionado pela derrota, Carlos Condit não deixou de elogiar Georges St-Pierre pela vitória.
- É um grande elogio vindo de um grande campeão. Foi uma honra lutar contra um cara como Georges em Montreal. Ele conseguiu me levar para o chão, e eu não consegui sair deles. Quando meu chute o acertou, eu achei que iria vencer a luta. Talvez eu consiga numa próxima oportunidade - disse Condit após a luta
Com o resultado, St-Pierre não só reunifica o título da categoria, como também aumenta para dez o seu número de vitórias seguidas no UFC. Já Carlos Condit sofreu sua sexta derrota na carreira, tendo interrompida uma série de cinco triunfos consecutivos.
A luta

O primeiro round começou com St-Pierre dominando o centro do octógono, cercando Condit, mas evitando arriscar qualquer ataque mais ambicioso. Condit mantinha a postura conservadora, aguardando a iniciativa do canadense para tomar uma decisão. Ao som de mais de 20 mil vozes, St-Pierre conseguiu levar Condit para o chão e, bem ao seu estilo, foi tomando conta do combate, ainda que na meia-guarda do americano. Mantendo a calma, o americano conseguiu montar a guarda, e se protegia dos golpes no rosto, mostrando paciência. Mesmo por baixo, Condit conseguiu acertar alguns golpes fortes no rosto de St-Pierre, que evitava a escalada de guarda. No intervalo. Condit apresentava um corte no supercílio direito, fruto de uma cotovelada, que sangrava bastante.
No segundo round, Condit voltou mais agressivo, buscando chutes altos, mas St-Pierre não se intimidava, e contra-atacava com chutes, além de se manter à distância, evitando os golpes do americano. Mantendo o controle do centro do octógono, o canadense mostrava melhor controle da distância, e acertava alguns golpes de direita no supercílio ferido de Condit, minando sua resistência. A 2m07s do fim do round, um novo takedown levou Condit novamente ao chão, e, na meia-guarda, St-Pierre aproveitou para atacar ainda mais o local ferido. Condit tentava escalar a guarda, mas o canadense protegia com eficiência seu  braço de uma chave e, ao mesmo tempo, aplicava cotoveladas no rosto do americano, que estava cada vez mais castigado.
O panorama se manteve praticamente inalterado no início do terceiro round, até que um chute dado por Condit surpreendeu e derrubou St-Pierre. O americano aproveitou para atacar o canadense com cotoveladas no rosto que abalavam a resistência do canadense. Mesmo ferido, St-Pierre conseguiu um belo movimento, derrubando Condit e voltando a ficar por cima, mas já sem a mesma eficiência dos rounds anteriores. Condit aproveitava para tentar cotoveladas e se defendia dos socos desferidos pelo rival. A batalha se tornava épica, com os dois lutadores dando tudo o que podiam no octógono, para delírio do público, que aplaudia incessantemente os lutadores ao fim do round.

O quarto round trouxe Condit apostando nos chutes altos, como os que derrubaram St-Pierre no round anterior. O canadense não perdeu tempo e voltou a buscar a derrubada, com sucesso, levando a luta novamente para o chão. Com cotoveladas e socos por cima, St-Pierre dominava o americano e não dava chance para que a luta voltasse para o alto. O americano tentou um triângulo, mas St-Pierre defendeu, voltando a ficar por cima no chão. A 1m10s do fim do round, Condit conseguiu inverter a posição, mas o canadense reconquistou a posição, ficando por cima novamente. O americano não descansava, e buscava sair de baixo do rival, mas St-Pierre se mantinha concentrado, dominando o rund até o fim.
No quinto e último round, St-Pierre começou com uma combinação de gancho de esquerda e chute. respondida com um chute longo por Condit, que defendeu bem a tentativa de takedown do canadense para, em seguida, tentar aplicar um chute alto, sem sucesso. Os dois lutadores apresentavam alguns sinais de cansaço, mas não diminuíam o ritmo da luta. Condit tentava socos altos e chutes, enquanto St-Pierre, mais uma vez, levava a luta para o chão, ficando por cima, evitando que o americano tivesse espaço para aplicar golpes. A um minuto do fim, Condit cedeu as costas ao canadense, que tentou a finalização, mas acabou voltando para a guarda do americano e trocando golpes até o fim do combate, quando ambos se abraçaram, reconhecendo a grande luta que protagonizaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário